Filhos e Filhas

As Roupas e os Adolescentes

Vote neste Post!

Alguns adolescentes têm como marca registrada a atitude de rebeldia  perante a sociedade e perante a educação que os pais tentam lhes dar; a roupa é apenas um meio de demonstrar esta rebeldia. Você como mãe ou pai, passa a ter então um enorme  trabalho em fazer com que eles percebam que se vestir de uma maneira adequada é muito melhor para mostrar o estilo deles do que as roupas que a turma usa.

Os adolescentes saem da vida de criança e agora precisam se ambientar à um novo mundo, ou seja, precisam mudar a atitude e as roupas. Eles tentam então se basear pelo que a maioria dos colegas acha que está na moda, mas nem sempre esse é o modelo ideal a ser seguido. Nessa fase é comum os adolescentes já pensarem  em mercado de trabalho e novas oportunidades para seguir a vida.

E se eles ingressarem no mercado de trabalho e não souberem se vestir? Cada local e ocasião merecem uma roupa e um comportamento diferente. A roupa da moda não pode ser usada em todos os locais. É importante que você ensine o seu filho que se vestir bem, não significa ser ‘careta’ ou atrasado. Uma roupa comportada e adequada para aquele ambiente pode ser um ótimo cartão de visita e abrir muitas portas, tanto de amizades, quanto de oportunidades.

Leve-o para uma sessão de compras e mostre que ele pode ser elegante sem usar roupas inadequadas, rasgadas ou que deixem parte do corpo ou a roupa intima a mostra. Diga que ele chama muito mais a atenção sendo elegante do que sendo desleixado.

E para as meninas é a mesma coisa, roupas comportadas atraem muito mais olhares e elogios do que as que deixam o corpo muito a mostra. Com tantas opções de roupas, cores, modelos não há como uma pessoa parecer inadequada, só se ela quiser.

Diga que ela pode se vestir como quiser quando for sair com a turma, mas aposto com você que depois que ela tiver um banho de loja e ver a mudança que isso causa nela, duvido que ela volte a pensar nas roupas velhas.

O adolescente pode muito bem ter o estilo próprio com as roupas adequadas, basta você o ajudar e mostrar as opções que ele tem. Com um leque maior de roupas, ele pode fazer um estilo só dele e continuar se destacando, mas pelo lado bom da vestimenta.

E essa mudança de atitude ao se vestir desde cedo pode ajudar o adolescente até futuramente, já que a noção de roupa adequada não vai fazer com que ele erre na hora de começar a vida profissional e tenha assim muito mais oportunidades do que uma pessoa que usa uma roupa inadequada ao ambiente de trabalho.

É importante que a mãe incentive na filha o valorizar da ‘feminilidade’, hoje em dia as adolescentes vestem-se muito parecido com os meninos. Calças rasgadas, blusas manchadas, e outros artificios são usados pelas meninas talvez numa tentativa de obter uma ‘igualdade’ entre o grupo que frequenta. O papel da mãe é fazer com que ela amplie seu campo de visão e possa perceber que ela pode estar na moda e ainda assim ser muito feminina.

Pense nisso e boas compras! 😉



14 Comentários

Deixar 1 Comentário

Captcha