InícioBebêsAs Melhores Chupetas para o bebê

As Melhores Chupetas para o bebê

Publicado em

Segundo os pediatras o uso da chupeta não é recomendável e enfatizam que crianças que são amamentadas no peito não necessitam de madeiras e/ou chupetas. Entretanto e apesar dos pesares, quem é mãe sabe muito bem que por vezes só uma chupeta tem o poder de acalmar o bebê.

Enfim, não estamos aqui para questionar se é ou não recomendável o uso da chupeta para acalmar o bebê, estamos aqui para falar sobre quais as melhores chupetas a exemplo do que fizemos no post ‘As Melhores Mamadeiras‘. 🙂

Assim como as mamadeiras, atualmente existem muitas marcas que fabricam chupetas e felizmente nos dias de hoje já existe um preocupação com o bem estar do bebê e com o desenvolvimento da estrutra óssea e bucal da criança; coisa que antigamente ninguém se lembrava. Grandes marcas como MAM, NUK, Lillo, Kuka, Avent, possuem modelos especiais e com designer elaborado a pensar na segurança e no conforto do bebê.

Um das chupetas mais recomendadas são as anatômicas, que se adaptam perfeitamente a cavidade bucal do bebê. É importante observar que a chupeta esteja adequada ao tamanho e à idade do bebê, é recomendável ler as especificações na embalagem antes de comprar.

O disco plástico que envolve o bico deve conter furinhos para evitar sufocamento, acúmulo de saliva do lado de fora da boquinha e consequentemente assim evitar irritações nesta área.

As melhores chupetas Lillo
As melhores chupetas Lillo

Existem vários tipos de chupeta com diversos tipos de bico, como por exemplo bicos de de borracha, de latex e de silicone. Quem vai dizer qual é a melhor é o seu bebê, já que alguns bebês não se adaptam a alguns modelos.

  • As chupetas com bicos de silicone podem facilmente perder pedaços se o seu bebê já tiver dentinhos, por ser um material mais macio;  é preferível evitar para prevenir  que seu bebê possa engolir e engasgar com pedacinhos que podem se soltar do bico. Se o seu bebê for recem nascido você não corre esse risco.
  • As chupetas de borracha devem ser substituidas com frequência dado que tem a tendência a ficarem ‘grudentas’ e escurecidas.

Alguns pediatras dizem que o formato achatado é o mais indicado, entretanto outros dizem que o formato em ‘gota’ é o menos prejudicial na formação do palato da criança.

Como dissemos acima é o seu bebê que vai “dizer” o melhor formato, já que o formato gota por exemplo pode exigir um maior esforço na sucção e deixa-lo “cansado”. Já o bico anatômico se encaixa na boca perfeitamente facilitando a sucção.

As melhores chupetas NUK
As melhores chupetas NUK

Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que a idade de 3 anos seja a idade limite para a eliminar o uso de chupeta. Esteja atenta a isso também.

Higiene:

Ao adquirir a chupeta é recomendável lavá-la com água e sabão, enxaguar bem e esterilizar em água fervente por pelo menos 5  minutos. É bom lembrar que a chupeta deve ser higienizada diariamente, de acordo com as orientações do fabricante. Geralmente, a fervura é o método mais recomendado.

Se a chupeta cair no chão não adianta passar somente pela água, é necessário que ela seja esterilizada novamente, dado que o bico pode se tornar um foco de bactérias que transmitem alguns tipos de doenças ao bebê.

Prender a chupeta no prendedor de roupa não é indicado pois quando ela cai pode esbarrar em outros objetos como o carrinho do bebê, a roupa da mãe, que pode também estar suja e levar assim bactérias ao bico da chupeta.

As melhores chupetas Kuka
As melhores chupetas Kuka

Durabilidade:

Se você perceber que o bico da chupeta se encontra rasgadinho ou danificado, não hesite em trocar de chupeta. Observe se todas estão em perfeito estado para que seu bebê fique seguro.

Quantas chupetas ter:

O ideal é que se tenha no mínimo 6 chupetas para caso de eventuais perdas, estragos de última hora ou até mesmo esquecimento de alguma das chupetas na casa da vovó.

Partilhe nos comentário qual a sua opinião sobre as melhores chupetas. 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados