Animais Selvagens

Gostou deste Post?

Os animais podem ser classificados entre domésticos e selvagens. Os domésticos são aqueles que convivem pacificamente com os humanos e geralmente são chamados de animais de estimação. Já os animais selvagens são aqueles que não podem ser domesticados, ou seja, que vivem livremente na natureza.  Os animais selvagens também são chamados de animais silvestres. Eles vivem livremente na natureza, com seus próprios hábitos e rotinas, sem a interferência do homem. Eles têm regras definidas entre eles e mantém o equilíbrio da natureza.

Alguns tipos de animais selvagens correm o risco de extinção, já que são caçados pelo ser humano. Isso, além de proporcionar o desaparecimento de uma espécie ainda faz com que haja desequilíbrio ambiental, já que cada animal selvagem tem um papel fundamental a desempenhar na natureza.

Preserve a Natureza!

Os animais selvagens não conseguem se adaptar ao convívio com o ser humano e por isso mesmo são alvos de caça. Algumas sociedades consideram esses animais agressivos e até mesmo um perigo, então preferem caçá-los a preservar o ambiente.

Um animal selvagem não ataca o ser humano de propósito. Na verdade na maior parte do tempo é o próprio homem que provoca o ataque. Isso acontece porque ele invade o ambiente natural e acaba assustando o animal , ou acaba desequilibrando sua cadeia alimentar, então o animal selvagem precisa buscar outras alternativas de alimentação para poder sobreviver.

Os animais selvagens desempenham um papel muito importante na cadeira alimentar e no ecossistema do planeta. Eles vivem em harmonia no seu habitat natural. Alguns exemplos de animais selvagens podem ser o lobo, leão, girafa, tigre, hipopótamo, rinoceronte entre outros.

E por tamanha importância ao planeta e ao ecossistema é que as áreas de vida dos animais selvagens precisam ser preservadas para que eles não desapareçam e consigam conviver sem mudanças em sua cadeia alimentar. Outro problema que os animais selvagens enfrentam é o tráfico ilegal e a exploração. Muitas pessoas acham que esses animais podem ser domesticados e acabam comprando no mercado negro esses animais. O problema é que eles não vivem bem em sociedade e acabam sendo vitimas de maus tratos e abandono.

Muitos circos também exploram os animais selvagens em seus shows, achando que eles podem ser ensinados, domesticados e servir como personagens. O problema é que eles ficam em um ambiente sem nenhuma infraestrutura e acabam sofrendo em jaulas minúsculas.

Todos os animais do planeta têm a sua função na natureza!

Ao se preservar o habitat e a vida dos animais selvagens, as pesquisas de campo podem ser realizadas e o homem acaba conhecendo mais sua vida e seus hábitos, tendo assim a oportunidade de conviver pacificamente com eles, sem que haja a necessidade de exploração, caça ou até mesmo o risco de extinção.

É por essas razões que há leis especificas e órgãos que protegem os animais da caça e do risco de extinção. Por mais que esses animais em risco de extinção e alguns cientistas façam com que eles se reproduzam em cativeiro, os animais fora do seu habitat natural estão desequilibrando a cadeia alimentar e a ordem natural das coisas.

Há áreas de preservação sendo construídas no continente africano, onde o turismo e a vida selvagem conseguem interagir sem grandes males. Os grandes animais podem ser vistos e estudados em seu habitat natural.

A preservação dos animais selvagens é importante para a preservação da vida em nosso planeta, devemos nos lembrar que tudo o que fizermos hoje terá uma reação no futuro. Se hoje você for uma criança, lembre-se de que um dia você será um adulto, assim como os seus pais.  Um dia você vai crescer, ter sua família e os seus filhos, por isso é importante a preservação do nosso planeta; é importante para que as gerações futuras possam ter uma boa qualidade de vida e consequentemente também possam conhecer os animais que hoje você conhece. :)



Gostou deste Post?

Comments

  1. Paulo Chiavenatto says:

    NADA OU NINGUÉM SUBSTITUI ALGUÉM…
    Lembro-me muito bem de como é minha Mãe… Ela, para mim, parou no tempo… Continua sendo aquela jovem senhora, aos 33 anos, dos anos 70.
    Ela está na minha memória, exatamente como quando se foi… O Mesmo sorriso, as mesmas expressões no olhar, a mesma delicadeza e, até, o mesmo cheiro (cheiro de talco alma de flores) e de uma leve lavanda, para os fins de tarde…
    E quando a minha vida não teve mais a sua presença, tudo mudou, provando que nada ou ninguém substitui alguém… O vazio da falta de uma Mãe, não se preenche com nada neste mundo… Não se pode buscar consolo, mas, talvez, haja um pouco de conforto na fé de que, um dia, tudo se faça, novamente, como era… Com o mesmo cuidado, o mesmo carinho e o mesmo Amor…
    E, se buscar formas de vê-la outra vez, mesmo que, por mais imprevistas que sejam as possibilidades, tudo se torne pouco provável, vale a pena pedir a Deus um sonho com ela… E, saibam, ele tem me atendido…
    Mesmo que seja um sonho que nos deixe querendo mais ou que não queríamos que acabasse agora ou nunca, vale muito sonhar com ela…
    É um sonho em que tudo volta, até os cheiros das coisas todas… E, como quem sabe que ela tem que ir embora, a gente fica grudado um no outro e é bom poder abraçar apertado, poder beijar e dizer “Amo você Mãezinha”… O que vale por todas as vezes ditas ou não ditas quando ela estava aqui, porque é preciso ter pressa, porque o sono acaba o sonho se vai e é necessário renovar este sentimento, embora ela já saiba, como sempre soube do meu Amor por ela…
    Por isso, digam mais, amem mais, vivam mais as suas Mães, porque seja como for, o tempo é pouco para que se retribua tanto Amor…
    Amo você Mãezinha!

  2. adorei ,mas poderia ser mais longo o texto

  3. eu gostei tambem do texto assim curtinho esta muito bom adorei demais

  4. gabriella gaga says:

    genteee esse sit é mto bom !!!não éééé ??? :)

  5. eu adorei cada felino

  6. muiiito bom esse site gostei!!!!!!!

  7. ta massa adorei msm pow ..

  8. GOSTEI DESSE SAITE EU NUNCA TINHA ENTRADO NESSE SAITE…

  9. eu gostei muito desse site bom d+

  10. muito bom esse site parabéns quem for o dono

  11. larissa cardoso says:

    adoreiii mas podia ser um pouco menor mas ta bom desse jeito

  12. karoline vitoria de paula fermino says:

    eu gostei do texto porque fala sobre os annimais e legal estudar sobre o texto

  13. eu fis o trabalho da escola nesse site

  14. estudei esse texto para meu trabalho de ciencias

  15. muuuuuuuuuuuuuito massaa

  16. EU GOSTO MUITO DE ANIMAS

  17. sandra fernando feijo says:

    goste bwe de tudo

  18. estudei muito

Speak Your Mind

*


8 − = cinco