Pais e Filhos - Diversos

Alerta para as mães – Privacidade nas Redes Sociais

Alerta para as mães – Privacidade nas Redes Sociais
5 (100%) 2 votos

Ao assistir um vídeo no Youtube feito pela artesã Solange Madalena, comecei a pensar em muitas coisas sobre a interação com pessoas as quais conhecemos apenas virtualmente. Infelizmente o vídeo foi removido, mas a Solange Madalena contava-nos no referido vídeo sobre uma situação que vivenciou recentemente quando uma seguidora (amiga do Facebook) lhe pediu algumas fotos dela amamentando o seu filho que ainda, na época era um bebê. Solange Madalena é mãe de 4 filhos e teve um bebê recentemente, é artesã e uma pessoa super ativa não só em redes sociais, mas também no Youtube onde habitualmente grava e publica vídeos com excelentes dicas para mamães. Bem, no vídeo que já não se encontra mais online, a Solange descobriu que a seguidora que andava a pedir para ela e outras amigas no Facebook, fotos delas a amamentarem seus bebês, com a desculpa de que iria apresenta-las num Congresso sobre amamentação, era um perfil fake. Um perfil falso, de alguém que não se sabe quem é, pedindo fotos para as mamães com uma desculpa esfarrapada.

Alerta para as mães - Privacidade nas Redes Sociais

Bem, mas vamos ao tema central deste post que se refere a interagir com pessoas que conhecemos vitualmente. Já falamos aqui no Bigmãe sobre pedofilia, falamos também que existem homens e também mulheres pedófilas, daí a nossa insistência para que vocês não publiquem foto de seus bebês/crianças, filhos ou filhas sem roupa na internet, em seu blog,  instagram, etc.

Alerta para as mães - Privacidade nas Redes Sociais

Recentemente houve uma polêmica onde uma mãe teve um problema de ser bloqueada no Instagram por ter postado a foto de sua filha sem uma parte da roupinha. Muitas pessoas criticaram a atitude da rede social, ocorre que muitos deveriam pensar que isso é uma medida de proteção para a criança.

Infelizmente mentes doentias existem aos montes por aí. Tudo isso me fez pensar em muitas coisas e elaboramos para vocês alguns itens que se deve ter atenção nos “relacionamentos” virtuais e na “interação” nas redes sociais:

1- Cuidado com quem você aceita para ser seu amigo no Facebook e demais redes sociais.

* Você tem certeza de que aquela foto que está no perfil desta pessoa é ela mesma?

* De onde você a conhece? ou De onde esta pessoa lhe conhece?

* Você já viu a imagem dela pela web cam?

* Você já falou com ela pelo Skype?

2- Existem milhões de profiles (perfis) falsos (Fake) no Facebook e demais redes sociais.

* Há homens se passando por mulheres.

* Há mulheres se passando por homens.

3- Os objetivos destas pessoas que fazem profiles ou perfis falsos podem ser muitos:

* Pedofilia (Homens e Mulheres);

* Adolescentes se passando por adultos;

* Adultos se passando por criança e/ou adolescentes;

* Homem se passando por mulher para obter fotos “das amigas” com finalidades obscuras ou para obter algum benefício afetivo, amoroso, sexual ou libidinoso;

* Mulheres se passando por homens para obter também algum benefício afetivo, amoroso, sexual ou libidinoso;

* Homens ou mulheres com perfis falsos para descobrir uma traição do cônjuge;

* Obter fotos, imagens de alguém que por algum motivo lhes interessa;

* Comprovar e recolher provas com objetivos escusos de algum evento ocorrido como aniversário, casamento, batizado, reunião, festa, viagem, etc;

* Passar o tempo e divertir-se as custas de inocentes.

* Praticar bullying virtual;

* Descobrir particularidades da vida de uma pessoa (ex-namorado- ex-mulher, parentes, ex-colegas, etc) que faz parte do passado;

* Investigar informações úteis para cometer algum delito como roubo, rapto, sequestro, assalto, etc;

* Vasculhar a vida íntima de alguém que lhe interessa, seja por motivo afetivo ou algum desafeto do passado;

* Ocasionar algum tipo de problema na vida de alguém, difamação, calúnia, injúrias, etc;

4- Dicas essenciais de segurança nas redes sociais:

Tudo isso já foi mais do que falado diariamente em diversos locais como televisão, jornais, revistas, mas não custa nada relembrar e seguir!

* Nunca exponha fotos dos filhos com uniforme escolar;

* Não divulgue o nome da escola onde seu filho estuda;

* Não envie foto sua ou de seus filhos;

* Não divulgue dados pessoais como local de trabalho, nome da empresa onde trabalha, número de telefones, endereços;

* Evite filmar sua casa, seus hábitos e disponibilizar na internet para todos verem;

* Deixe de lado a tal aplicação que publica em sua cronologia os locais que você frequenta, ou o local que você se encontra num exato momento;

* Não publique fotos dos seus filhos sem roupa na internet;

* Muitas redes sociais permitem que você publique fotos e estas fiquem disponíveis apenas para familiares ou amigos especiais, algumas redes sociais inclusive lhe possibilita bloquear as pessoas que você não quer que veja a foto publicada.

Desculpem se fui um pouco dura na minha opinião e nas minhas dicas, mas ultimamente tenho visto e ouvido coisas que até Deus duvidaria. Por isso todo cuidado é pouco! Esteja atenta!

Para finalizar quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos à Solange Madalena por ter feito este alerta à todas às mamães! Obrigada Solange Mada.



Deixar 1 Comentário

Captcha