InícioEducaçãoA Verdade sobre o Papai Noel

A Verdade sobre o Papai Noel

Publicado em

É chegada a hora que a magia tem que acabar e o seu filho precisa saber que o papai Noel na verdade não existe. Mas como fazer isso sem traumatizá-lo e o mais importante: como e quando fazer essa revelação tão importante? O mais importante é você perceber que ele amadureceu e está pronto para esta notícia.a verdade sobre papai noel

A figura do papai Noel é muito importante para o seu filho já que ajuda no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio. É por este motivo que psicólogos afirmam que o melhor que você pode fazer é revelar a fantasia conforme o seu filho amadurece; observe o comportamento dele e veja em qual momento a criança já está pronta para receber a notícia ou se ela já desconfia que o papai Noel e toda a história não são reais. A partir de então você pode começar a contar a verdade.

Toda esta fantasia contribui para o desenvolvimento a medida que ele mesmo se prepara para encarar a realidade. A fantasia do papai Noel ensina o seu filho a aprender os valores do natal.

Não existe, contudo uma idade certa para o seu pequeno amadurecer e você contar toda a verdade. Mas psicólogos acreditam que entre 6 ou 7 anos seja a idade ideal para você começar a perceber que ele desconfia de algo. Mas calma que isto varia de criança para criança; não force nada antes dele estar realmente preparado. Lembre-se de que essa fantasia tem o seu propósito e você não pode pular etapas.

O melhor jeito de você dar essa notícia é não contar tudo de uma vez. É mais fácil você ir respondendo as perguntas que ele fizer, com sinceridade e ainda colocando alguns toques do significado do natal. Explique que a figura do papai Noel serve para exemplificar a figura de um velhinho bondoso que existe dentro de todo mundo e que gosta de presentear quem nós gostamos.

É claro que a decepção é normal e até mesmo esperada; mas tudo isso faz parte do amadurecimento dele. Para amenizar isso, faça com que ele se envolva nos preparativos do natal junto com você; peça ajuda na árvore, nos pratos, decoração, para que ele entre em contato com tudo o que o natal representa.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados