InícioEducaçãoA Sociedade dos Filhos Órfãos

A Sociedade dos Filhos Órfãos

Publicado em

A “Sociedade dos Filhos Órfãos – Quando pais e mães abandonam suas responsabilidades” (Ed. Best Seller) é uma obra do psicólogo e jornalista argentino Sergio Sinay, que analisa a sociedade atual, ou a sociedade dos “filhos órfãos de pais vivos” e propicia às mães e aos pais uma reflexão profunda sobre o tipo de relacionamento que mantêm com os filhos dentro de suas casas.

a sociedade dos filhos orfaos

O Jornal do Brasil  publicou recentemente uma entrevista com o autor e dentre as muitas perguntas estava uma que me cativou definitivamente, a qual reescrevo abaixo e que condiz com o que eu penso acerca da educação atual:

…..”Jornal do Brasil: A sociedade dos filhos órfãos é um sinal de falta de amor?

Sergio Sinay: Não creio que seja falta de amor, mas a má maneira de demonstrar o amor. Muitos pais acreditam que amor se demonstra comprando coisas para os filhos, que o amor se demonstra com objetos, ou que o amor se demonstra convertendo-se em amigo dos filhos. Como pais, nossa missão não é ser amigo dos nossos filhos, mas ser pais. Nossos filhos vão encontrar os amigos entre seus pares no colégio, no clube, nas suas práticas esportivas. Não estamos aqui para isso, mas para conduzi-los, para transmitir-lhes valores morais, modelos de relação com outras pessoas; modelos onde nossos filhos aprendam a tratar as pessoas como se fossem fim e não meio ou instrumentos.”……

Dentre muitas outras considerações extremamente bem delineadas e coerentes, o autor Sergio Sinay, enfatiza ainda que alguns pais querem viver como se fossem solteiros ou como se não tivessem filhos e ter tempo para fazer as suas coisas; delegando suas obrigações como educador à escola, aos avós ou outro meio que julguem ser mais prático.

Veja a entrevista na íntegra: Jornal do Brasil – Entrevista Sérgio Sinay

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados