Bigmãe
A queda do Dente de Leite

A queda do Dente de Leite

A queda do dente de leite pode ser um processo natural para os pais, mas assusta muitas crianças, já que essa é a prova definitiva de que elas estão crescendo. A queda do dente de leite é muito aguardada pelas crianças que vizualizam esse processo como a saída daquela fase de bebê para uma fase mais avançada. A primeira reação de uma criança quando cai o primeiro dente de leite é exibi-lo com orgulho para a família inteira. Geralmente a queda da dentição de leite acontece entre os 5 até os 12 anos de idade; mas essa idade pode variar.

O dente de leite começa a querer cair quando a outra dentição, a definitiva já está para se formar. É ela que empurra a dentição de leite até que o novo dente tenha espaço suficiente para nascer. É normal um dente dar sinais de que vai cair e mesmo assim demorar muito tempo para isso acontecer.

A melhor coisa que você pode fazer nesses casos é deixar o processo acontecer naturalmente, ou seja, nada de querer arrancar o dente antes da hora que você pode acabar prejudicando a dentição permanente.Em caso de dúvida, incômodo ou dor, sugerimos que você leve seu filho ao médico dentista para que ele possa avaliar se há algum problema e decidir como agir no caso específico do seu filho. Só o médico dentista poderá decidir se há motivos para tirá-lo agora ou se deverá esperar que ele caia sozinho.

E é bom você acostumar o seu pequeno desde cedo a gostar de ir no dentista; depois que o primeiro dente de leite cair, os cuidados com a saúde bucal começam e precisam ser bem orientados.

A primeira visita ao dentista deve ser feita por volta dos 3 anos de idade, e depois de seis em seis meses. Mas lembre-se é importante que você faça a higiene bucal do seu filho desde quando bebê. Não se esqueça de que os filhos tendem a imitar os pais, por isso dê bons exemplos como higienizar seus dentes corretamente e ensine-o a fazer também.

Outro detalhe importante, se os pais demonstram medo de ir ao dentista, geralmente os filhos tendem a também ficar com medo, por isso esteja atento para não transmitir ao seu  filho inseguranças que você possa sentir quanto a tratamentos dentários.

Outra tradição que fazem com que as crianças esperem pela queda do dente de leite é a chamada fada dos dentes. Um personagem popular em algumas regiões e que dá recompensas para as crianças quando cai um dente de leite delas. Você pode usar esta “lenda” como um fator lúdico para que seu filho encare a perda do dentinho de uma forma mais suave e não tão traumática. Lembrando sempre que nunca se deve mentir para a criança, pode-se falar sobre a fada, mas numa perspectiva de brincadeira e nunca se apoiar sobre a mentira.

Se quando o dente de leite cair ele ficar com vergonha de sorrir, não o assuste, nem dê apelidos para ele. Diga que logo um dente novo vai nascer e vai preencher o vazio que o dente de leite deixou. Tudo isso o vai tranqüilizar e fazer com que ele se sinta melhor e feliz pela queda do primeiro dente de leite. 🙂