A Importância dos Dicionários

Gostou deste Post?

Apesar de muito antigo o  dicionário é uma ferramenta de aprendizagem muito usada, principalmente por quem está aprendendo a ler e a escrever. Na minha opinião o dicionário é um fiel companheiro sempre que surge alguma duvida quanto à escrita ou o significado da palavra ou até mesmo se você quiser saber o significado ou tradução de uma palavra em outra língua estrangeira.

Aliás, o dicionário tem muitas ramificações e você pode encontrar dicionário para tudo; desde os dicionários de idiomas estrangeiros, bem como os dicionários técnicos, dicionários de sinônimos, dicionários específicos de cada profissão, e dicionários ilustrados. O que importa é que sempre terá um para tirar as suas duvidas em relação a escrita ou significado de alguma palavra ou termo.

O dicionário tem uma origem muito antiga. Dizem que ele remete por volta do ano de 2600 a.C., na Mesopotâmia; na altura eles continham nomes, signos, profissões, divindade e objetos comuns. Mas os primeiros a catalogarem apenas palavras foram os gregos, no século I, mas o detalhe que o dicionário deles não era em ordem alfabética. Somente no final da Idade Média é que surgiram os dicionários como conhecemos hoje, organizados por ordem alfabética.

Pesquisar no dicionário deve ser um habito freqüente, já que muitas vezes usamos equivocadamente um termo ou palavra por desconhecer o seu real significado. Ou até mesmo confundimos a pronuncia com a escrita e escrevemos algo totalmente contrário do que queríamos.

Quando vai  se escrever algo e começa-se a repetir muito as palavras. você pode consultar os icionários de sinônimos, antônimos e tudo mais o que você precisar. Você pode escrever a mesma coisa com diversas palavras diferentes. Então, não há motivo para não fazer do dicionário o seu melhor amigo.

Consultar o dicionário é um hábito que deve ser cultivado desde a infância, assim a criança aprenderá a escrever correctamente e também aprenderá que quando tiver alguma dúvida poderá consultar o dicionário para lhe auxiliar nos estudos.

O  bom do dicionário é que você pode consultar em qualquer local e em qualquer idioma. É um ótimo parceiro quando se está aprendendo um idioma novo, já que tem uns que veem com a palavra em língua estrangeira e a tradução em língua nativa e vice-versa.

Os dicionários sempre são atualizados com as novas palavras e novos significados. Basta você ficar de olho e comprar novas edições assim que saírem as reformas ortográficas. E é aconselhável nunca usar um dicionário muito antigo, já que as palavras passam por mudança de ortografia, mas nunca de significado. O dicionário e a consulta dele, faz com que a pessoa amplie o seu vocabulário,  use novas palavras e termos, aprenda o significado real da palavra e escreva corretamente. ;)

Compre o seu e tire suas dúvidas! Veja o vídeo abaixo e veja a importância do dicionário em nosso dia-a-dia.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Vivien Aparecida Fonseca Cardoso diz:

    Muito boa matéria que auxilia o professor a importância do uso do dicionário!

  2. annykaelly diz:

    adorei muito

  3. edvanio diz:

    muito bom esta materia sobre a importancia do dicionario

  4. moacyr diz:

    Qual dicionário é recomendado para aqueles que desejam um vasto número de vocábulos?

    • Anna Carolina Estanislau Pires diz:

      Moacyr,qualquer um dicionário de língua portuguesa é ótimo para quem preocura isso.Oque você tem que fazer é aprender a usar,lê-lo seria bom…
      ESPERO QUE TENHO AJUDADO!! :)

  5. Fernando diz:

    Essa postagem mudou minha forma de pensar a respeito da importância dos dicionários. Senti falta da autoria do post, mas parabéns à quem quer que tenha escrito.

  6. Camila monteiro diz:

    eu adorei porque estava muito para saber a importäncia dos dicionarios

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online