A Importância de Uma Enciclopédia

Gostou deste Post?

O dicionário tira nossas dúvidas com relação ao significado e a maneira correta de escrever as palavras. Já a enciclopédia nos ajuda a entender e perceber os fatos históricos, definições de países, plantas, animais; tudo o que você imaginar.

A enciclopédia tem a função de definir, de forma atualizada os contextos e fatos da atualidade, deixando o seu leitor informado e consciente de todos os fatores que quiser ou tiver necessidade de saber. A enciclopédia é um dos instrumentos que trata de todas as ciências, artes e que resume todas as áreas de conhecimento humano que as pessoas necessitam ou por acaso irão necessitar um dia.

Antigamente era comum você adentrar as casas e ver a coleção da enciclopédia exposta em lugar de honra na estante. São inúmeros livros, que dividem os assuntos por ordem alfabética para facilitar a pesquisa. Hoje em dia há um jeito mais simples de consultar a enciclopédia; há formatos digitalizados em forma de CD-ROM ou até mesmo na internet onde você pode entrar no site da enciclopédia e pesquisar tudo o que você necessita sem sequer tocar em um livro. Mas os livros em si têm a sua própria magia e é muito interessante fazer uma pesquisa numa enciclopédia onde podemos tocar e ler calmamente.

E para facilitar a pesquisa, há enciclopédias gerais e as divididas por assunto ou profissões, como a enciclopédia médica e assim por diante. São específicas de um assunto ou profissão e trazem todo o material necessário para a pessoa pesquisar e se atualizar.

Não pense você que a enciclopédia se parecer com o dicionário é mera coincidência. O fato é que a enciclopédia surgiu da mesma ideia do dicionário. A enciclopédia é a versão estendida e detalhada do dicionário. Por isso mesmo ela é tão importante. É o melhor guia tira-dúvidas que existe.

A enciclopédia é muito usada por estudantes, já que reúne todos os assuntos que eles precisam para poder pesquisar e aumentar o próprio conhecimento; por isso o estudante deve fazer da enciclopédia a sua melhor companheira nos estudos e para toda a vida.

Investir e adquirir uma  enciclopédia é trazer uma parte do mundo para dentro de casa e deixar sempre a mão o conhecimento sobre tudo, inclusive é um excelente recurso para as dúvidas diárias. É um livro que reúne o passado e o presente em um só local. Uma fonte de informação e cultura inesgotável.

As enciclopédias mais conhecidas são:

- Encyclopaedia Britannica (1768-1771)
– Meyers Konversations-Lexikon (1839-1984)
– Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (1935-1960)
– Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (1963-1995)
– Enciclopédia Verbo Edição Século XXI
– Enciclopédia Barsa
– Enciclopédia Caldas Aulete
– Enciclopédia Delta-Larousse
– Grande Enciclopédia Larousse Cultural
– Enciclopédia Larousse da vida animal
– Enciclopédia Mirador (1979)
– Wikipédia
– Knol



Gostou deste Post?

Comments

  1. Alberto Machado says:

    Favor informar como posso adquirir a Enciclopédia Delta Larousse em CD. Grato. Alberto Machado.

  2. Eduardo Vilas Boas says:

    Prezados amigos
    Favor infortmar como posso adquirir a Enciclopédia Larousse em CD.
    Grato

  3. Aline Viegas da Costa says:

    Boa noite!
    Gostei muito do site de vocês e gostaria de usar o artigo sobre A Importância de Uma Enciclopédia em um trabalho da faculdade ,mas, para isso preciso saber o nome do autor. Por favor vocês podem me informar.
    obrigada

Speak Your Mind

*


4 − = dois