Escola e Educação

A História do Ruca – Caillou

A História do Ruca – Caillou
3.78 (75.56%) 36 votos

Caillou é  um desenho sensação entre as crianças. Caillou, também conhecido como Ruca em Portugal, é uma série de desenho animado infantil canadense, lançado em 1997. É baseada na série de livros franceses pré-escolares escritos por Christine L’Heureux e ilustrados por Hélène Desputeaux. Os desenhos animados que  foram transmitidos no Brasil pelo Discovery Kids e também pela TV Cultura até 2007.

Quem é Caillou ou Ruca?

Caillou ou Ruca é um garotinho careca de 5 anos, que mora com os pais e a irmã de dois anos. O significado do nome Caillou em francês é uma gíria para definição de “careca”.  Caillou é um menino ingênuo, hiperativo e as vezes um pouco teimoso, que sempre aprende novas coisas em seu dia a dia e quase sempre encontra um grande problema para resolver.  Os pais de Caillou, são dóceis, carinhosos e sempre orientam Caillou para que ele consiga ultrapassar as  dificuldades com que se deparara diariamente.  A irmãzinha de Caillou, a pequena Rose de 2 anos, também se envolve nas aventuras do irmão Caillou. O desenho animado alcançou sucesso entre as crianças em todos os países onde foi e continua a ser exibido.

A História do Ruca - Caillou

Caillou é careca porque teve câncer?

Originalmente Caillou foi criado como um bebê nos livros que deram origem aos desenhos animados, por isso ele mantem a imagem carequinha nos desenhos mesmo estando já com  5 anos.

Isso explica o porque do Caillou ser carequinha e esclarece os rumores de que ele era careca porque tinha tido câncer. Isso não é verdade.  O personagem se manteve careca apenas porque o criador do Caillou decidiu que assim seria para não descaracteriza-lo e para que ele não perdesse a imagem inicial, com a qual as crianças já estavam familiarizadas.

Veja também: – Caillou – Wikipédia

Quantas temporadas teve Caillou?

Caillou é composto por 5 temporadas de 92 episódios de meia hora, todos muito educativos e onde a família inteira de Caillou participa da construção das histórias.

É muito fácil gostar dos desenhos de Caillou, já que é fácil se identificar com a maneira que ele age e com as emoções do pequeno, tudo ao redor de Caillou se torna um caminho para uma nova aventura no seu cotidiano. Ele é impaciente e não consegue ficar quieto enquanto espera crescer para viver as aventuras.

Que lição Caillou transmite para as crianças?

Caillou sempre está atrás de aprender alguma coisa nova, por isso mesmo cada nova descoberta vira uma aventura até que Caillou realmente compreenda tudo aquilo que está ao seu redor.  Muitos temas são abordados como a tristeza, a alegria, a solidão, o medo, etc.

Isto é excelente porque a criança ao assistir verá que há coisas que não se pode fazer pois poderá ter consequências sérias, e isto é muito educativo. Aprender através de bons exemplos! Esteja sempre atento ao conteúdo os desenhos animados e programas de televisão que o seu filho assiste, observe sempre qual é a mensagem final que o desenho propõe; só assim seu filho poderá aprender coisas boas e realmente significativas para o crescimento dele como ser! Assim como outros personagens infantis o Ruca ou Caillou também tem bonecos, livros, cd’s e dvd’s educativos!

Veja também em inglês: – Página oficial Facebook Caillou



43 Comentários

  • gostaria de saber pq o garoto caillou n tem cabelos , se todos na idade dele tem .
    sera pq ele é um garotinho q tem cancer ???
    o meu filho tem apenas 2 anos de idade e maravilhado com as historia de caillou , e uns dias atras me peguei me perguntando pq ele n tem cabelo ? gostaria muito de saber …
    fico grata desde de ja
    andrea

    • Isso mesmo ele tinha cancer, esse desenho foi baseado na vida real de um garoto de 4 anos, a música que canta no começo do desenho diz ‘Eu tenho só 4 anos’ ele morreu ao seus 4 anos de idade …

    • Vivem falando que Caillou tinha tumor e câncer no ultimo episodio que dizem que foi deletado ele morre alguns episodios sem que percebemos ele haje como se estivesse insiguro como uma criança de 4 anos que tem câncer. Ele vive como uma criança normal mesmo supostamente como diz a teoria tendo câncer isso pode até ser uma mensagem dizendo que mesmo tendo câncer pode se viver normalmente espero ter ajudado um abraço

    • Boa noite, segundo muitos sites da internet, divulgam que Caillou tem Câncer.
      Sendo que procurei mas a finco porque tinha a mesma duvida perante a isso, e descobri que existe uma doença chamada Alopecia, que é na verdade uma doença que as pessoas tem perda de cabelos.
      Esse tipo de doença pelo que li, é algo que não poe em risco a vida das pessoas só é relacionado a estética mesmo e isso tem como ser tratado. Ao contrario de muitas respostas em diversos site, dizendo que Caillou era baseado na história de um menino que morreu aos 4 anos e por isso um trecho da abertura da musica que diz ” Eu tenho só quarto anos. Todo dia brincando, xeretando sou Caillou.” Procurei sobre esse tal menino e nada encontrei. Até pelo fato de no começo parecer uma mulher contando a história a duas crianças que se parece até como se fosse descendentes de Caillou e a mulher fosse sua irmã.Por essa razão, muitos pessoas associaram isso ao câncer.
      Por isso, acredito que com relação a essa doença ainda desconhecida para mim, que é a Alopecia, essa teoria é a mas verdadeira e a que se encaixa.
      Espero ter ajudado e ter salvo a infância de muitas pessoas que assitia e ainda assiste Caillou e passou para seus filhos.

      • Eu interpretei como Caillou sendo um boneco. Se perceberem, a história é uma senhora que conta a história do menino aos seus netos que antes estão brincando com o boneco. Assim como temos a boneca Emília do Sítio, por que não um boneco careca?

    • Pode ser porque ele tem pouco cabelo mesmo. Eu comecei a ter cabelos na cabeça a partir dos 3 kkkkkkkkkkkk .
      Ps: eu não tinha câncer hauahahaha

    • Eu acho que ele ta em coma pois o desenho tem uma imagem de lembranças acho que o que mostra e só a vontade de fazer tudo aquilo que ele queria fazer mas não poder

    • Na implicação a cima você vai saber porque caillou é careca o criador não quis que ele perdesse suas características de bebê não tem nada a ver com câncer

      • Isso mesmo Miriam, muito obrigada pelo seu comentário e pela sua contribuição em ajudar a esclarecer este mito sobre a doença do Ruca. 🙂

  • Acho que o Caillou morreu com leucemia, ou algum outro tipo de câncer, e o desenho animado retrata as memórias dele e de seus parentes, por isso as imagens são envolvidas em nuvens, como se fossem um sonho, uma lembrança!

    • Exatamente! Já viu no começo do desenho que uma senhorita abre um livro e começa a contar a historia pois é algo me diz que ela é a irmã de Caillou (outra referencia nos episodeos de Caillou é que sua irmã tem cabelos com 2 anos e ele não tem) mas é quando ela ficou mais velha entendeu?

    • Kelly tb nos fizemos uma ampla pesquisa e nao encontramos nenhuma fonte segura a dizer que o personagem tem cancer; por isso nao me sinto a vontade para fazer esta afirmação ok? 🙂

  • Caillou eh um personagem de livros, que tinha nove meses em seu primeiro livro. Os autores foram evoluindo o personagem e para ele continuar a ser reconhecido pelas crianças decidiram que ele permaneceria com as mesmas caracteristicas do primeiro livro, ou seja careca. No site oficial dos editores contem um FAQ com varias questoes, inclusive essa dele ser careca. Em ingles http://www.chouette-publishing.com/EN/caillou/your-questions#question-163

  • Meu filho tem 5 anos e assite desde os 3.
    Ele sempre gostou muito desse desenho, e eu também gosto muito pois como foi dito ele é muito divertido, simples e educativo, coisa rara hoje em dia.

    Ponto positivo para a TV Cultura que continua exibindo esse ótimo desenho na TV aberta.

  • Bom artigo, parabéns! Eu assistia Caillou com minha filha. Também tenho um blog sobre a família, com abordagem diferente. Acredito que nossos conteúdos sejam complementares. Se puder, dê uma passada em papodefamilia.vilela.ws Talvez possamos iniciar uma parceria com troca de links. Abrs!

  • Eu entrei no google para pesquisar sobre a historia do personagem. Antes de ler para mim já parecia óbvio o câncer e as histórias serem memorias da vida dele.

    É um desenho bacana. Bem melhor que a porquinha que além de ser muito mau desenhada ainda diz que o pai é bobinho por ir trabalhar.. kkk

  • Já ouvi várias pessoas dizendo que Caillou tem câncer por ser careca e sempre me pergunto por que NINGUÉM NUNCA FALA DO CHARLIE BROWN??? Afinal, ele também era careca! Gente, parem de achar pelo em ovo! O garoto é careca porque quiseram que ele fosse careca! O desenho é envolto em uma borda branca porque era assim no livro e acharam que seria legal manter a estética. Só isso.

    • Olá Bruno, parabéns pelo seu comentário. Penso o mesmo que vc.
      Não há nada demais como Caillou (Ruca), acho que envolveram o desenho num “mito” qualquer e as pessoas assistem e ficam tentando adivinhar algo que não existe. Bem lembrado o Charlie Brown, lembrei tb do Cebolinha da Turma da Monica, pq ele tem só 3 fios de cabelos? Será que fez quimio? Ninguém nunca falou tb sobre isso. Por isso parabéns pela sua observação! 🙂

      • Olá Tomás, a humanidade já cansou de se perguntar isso, e bilhões de pessoas já disseram que Nãoooooooooooooooooooo.
        Pq é que vcs continuam a se incomodar com uma bobagem desta se em nada acrescenta esta informação para ninguém? Se ele tinha ou não tinha não muda a história, atenham-se as mensagens que o desenho passa e isso já é suficiente.

  • na verdade Caillou foi exibido ate 2010 contendo 5 temporadas de mais ou menos 20 eps cada e ele nao tem cancer o fato de ser careca foi uma opção do ilustrador !

    • Olá pessoal, olá a todos que comentaram aqui no neste post, tenho uma pergunta…
      Mas de onde saiu esta história de que ele tem câncer? E pq isso incomoda tanto as pessoas? 🙁
      O Ruca ou Caillou é apenas um garotinho que tem uma vida normal.

      • Olha o que fala um artigo escrito em inglês que explica várias coisas sobre ele. ” Caillou foi inicialmente criado como um bebê de nove meses. Quando chegou a hora de ficar mais velho, a adição de cabelo o deixou irreconhecível. Então nós decidimos que Caillou jamais teria cabelo, e ele passou a se tornar popular como um menino que é careca. A calvície de Caillou pode torná-lo diferente, mas esperamos que ajude as crianças a compreender que ser diferente é normal.”

  • Certa vez tive o prazer de estar e conversar com Maurício de Sousa e ele comentou sobre o cabelo do Cebolinha e os pés dos personagens que não tem dedos. Disse que no início das atividades e quando começou a desenhar era mais fácil e menos trabalhoso fazer desse jeito, sem dedos e poucos cabelos. Na época nada era feito no computador.
    Talvez a idéia do desenho Caillou seja semelhante, a figura ficou marcada deste jeito desde o início .

  • Também acredito que é uma história contada, e que ele não tem câncer. Sempre observei que envolta da tela ficam umas “nuvens”, como se fosse a imaginação de alguém ao ouvir a história.

  • Eu acredito que cailou não tinha câncer pois ele vivia como uma criança normal e se ele tivesse câncer não andaria tomaria um monte de remédios pode ser que ele tenha alopecia como foi dito anteriormente por márcio gomes ou ele só cortava o cabelo por estetica pois achava bonito ou são só lembranças mesmo da irmã contando a historia de cailou aos netos ou porque com nove meses ele era careca e ficaria irreconhecível com cabelo são muitas possibilidades

  • Caillou graças a DeUS ele não é um desenho satanico é como muitos são ser Caillou tene CanCÊr mesmo e a história fez uma homenagem ao garoto de 4 anos nada demais ele é um desenho educativo,brincalhão, os pais cuidativos amigos sinceros ele cuidada da irmã Rose pra mim é o melhor desenho infantil do mundo na minha opinião muito diferente da Dysnei a onde os desenhos saõ todos consagrados ao capeta GRAÇAS A DEUS CAILLOU é um desenho de DEUS

  • ele e muito fofo vivo assistindo o canal dele a irma dele e ingrasada amei ese desenho vou assisti ele ate eu crescer e triste ele morrer eu chorei bastante que pena parabens tenha muito susesso

  • Bom pessoal na duvida se é ou não é, o melhor é fugir da aparencia do que é mau !
    Melhor assistir outro desenho que não deixe espaço para o subliminar!
    Pois para os adultos pode não ter nada de mais , mais uma mente em formação pode influenciar positiva ou negativamente!
    Dou preferencia para desenhos com historia biblicas com acompnhamento!

    • Olá Land, obrigada pelo comentário. Os desenhos com histórias bíblicas são bastante educativos, pena não ser assim tão difundido nos canais abertos e fechados. Em relação ao Ruca ou Caillou, acho curioso as pessoas se preocuparem com ele ser careca. Isso já foi dezenas de vezes explicado inclusive pelo autor, mas parece que as pessoas gostam de criar lendas em torno de tudo que não é importante. O Ruca é só mais um desenho como muitos outros. Também não compreendo o espanto porque na década de 50/60/70 era muitissimo comum que os meninos tivesse o cabelo bem curto estilo militar ou ate mesmo cabeça raspada. Enfim, acho que antes de assistir qq tipo de prgrama a sugestão é que os pais assistam e verifiquem se é adequado a faixa etária do filho e acima de tudo se o programa ou desenho transmite algo positivo, e isso só depende da concepção de cada familia.

Deixar 1 Comentário

Captcha