A História do Ruca | Caillou

Gostou deste Post?

Caillou ou Ruca, é  um desenho sensação entre as crianças. Na verdade, Caillou é chamado de Ruca em Portugal, já que é muito comum do nome do personagem mudar de país para país para poder se adequar melhor a realidade das crianças locais. No Brasil ele é Caillou, e Caillou é um garoto de apenas quatro anos que mora com os pais e a irmã de dois anos chamada de Rosita ou Mousseline se você for para a França.

O desenho foi lançado recentemente, em 1998 e é baseado nos livros de Christine L’Heureux. A ilustradora que dá vida ao Caillou é Hélène Desputeaux. O desenho tem o intuito de mostrar o dia a dia de Caillou, ou seja, os episódios são baseados no cotidiano de uma criança de quatro anos; tudo muito educativo onde a família inteira de Caillou participa da construção das histórias.

Caillou | Ruca

Caillou | Ruca

É muito fácil gostar dos desenhos de Caillou, já que é fácil se identificar com a maneira que ele age e com as emoções do pequeno, que apesar de só ter quatro anos o personagem Caillou pode ensinar muitas coisas as crianças e aos adultos. Então você pode considerar Caillou um desenho totalmente educativo. Tudo ao redor de Caillou se torna um caminho para uma nova aventura do garoto. Ele é impaciente e não consegue ficar quieto enquanto espera crescer para viver as aventuras.

Caillou sempre está atrás de aprender alguma coisa nova, por isso mesmo cada nova descoberta vira uma aventura até que Caillou realmente compreenda tudo aquilo que está ao seu redor. Claro que depois de toda essa aventura, esse exercício de imaginação, Caillou volta ao seu mundo de uma criança de quatro anos; e o mais importante é que  ele sempre volta com uma boa lição aprendida. Muitos temas são abordados como a tristeza, a alegria, a solidão, o medo, etc.

Isto é excelente porque a criança ao assistir verá que há coisas que não se pode fazer pois poderá ter consequências sérias, e isto é muito educativo. Aprender através de bons exemplos! Esteja sempre atento ao conteúdo os desenhos animados e programas de televisão que o seu filho assiste, observe sempre qual é a mensagem final que o desenho propõe; só assim seu filho poderá aprender coisas boas e realmente significativas para o crescimento dele como ser! Assim como outros personagens infantis o Ruca ou Caillou também tem bonecos, livros, cd’s e dvd’s educativos!

Site Oficial: Ruca | Caillou



Gostou deste Post?

Comments

  1. está bem feito. parabéns a vocês e à RTP que hoje (7 de Março) faz 54 anos.

  2. luana filipa amaral liveira says:

    gostei muito da sua historia

  3. gostaria de saber pq o garoto caillou n tem cabelos , se todos na idade dele tem .
    sera pq ele é um garotinho q tem cancer ???
    o meu filho tem apenas 2 anos de idade e maravilhado com as historia de caillou , e uns dias atras me peguei me perguntando pq ele n tem cabelo ? gostaria muito de saber …
    fico grata desde de ja
    andrea

    • PQ CAILLOU É CARECA?

    • carla magalhaes says:

      pelo que sei o ruca sem abelo foi feito em homenagem a um garoto que teve uma grave doença que o deixou assim pra sempre.

    • Rafaela Lima says:

      Isso mesmo ele tinha cancer, esse desenho foi baseado na vida real de um garoto de 4 anos, a música que canta no começo do desenho diz ‘Eu tenho só 4 anos’ ele morreu ao seus 4 anos de idade …

    • Vivem falando que Caillou tinha tumor e câncer no ultimo episodio que dizem que foi deletado ele morre alguns episodios sem que percebemos ele haje como se estivesse insiguro como uma criança de 4 anos que tem câncer. Ele vive como uma criança normal mesmo supostamente como diz a teoria tendo câncer isso pode até ser uma mensagem dizendo que mesmo tendo câncer pode se viver normalmente espero ter ajudado um abraço

  4. Acho que o Caillou morreu com leucemia, ou algum outro tipo de câncer, e o desenho animado retrata as memórias dele e de seus parentes, por isso as imagens são envolvidas em nuvens, como se fossem um sonho, uma lembrança!

    • Exatamente! Já viu no começo do desenho que uma senhorita abre um livro e começa a contar a historia pois é algo me diz que ela é a irmã de Caillou (outra referencia nos episodeos de Caillou é que sua irmã tem cabelos com 2 anos e ele não tem) mas é quando ela ficou mais velha entendeu?

  5. A minha pesquisa foi,caillou tem cancer?E nao vi a resposta…Ele tem cancer ou nao?

    • Kelly tb nos fizemos uma ampla pesquisa e nao encontramos nenhuma fonte segura a dizer que o personagem tem cancer; por isso nao me sinto a vontade para fazer esta afirmação ok? :)

  6. Caillou eh um personagem de livros, que tinha nove meses em seu primeiro livro. Os autores foram evoluindo o personagem e para ele continuar a ser reconhecido pelas crianças decidiram que ele permaneceria com as mesmas caracteristicas do primeiro livro, ou seja careca. No site oficial dos editores contem um FAQ com varias questoes, inclusive essa dele ser careca. Em ingles http://www.chouette-publishing.com/EN/caillou/your-questions#question-163

  7. Marcelo Lima says:

    Meu filho tem 5 anos e assite desde os 3.
    Ele sempre gostou muito desse desenho, e eu também gosto muito pois como foi dito ele é muito divertido, simples e educativo, coisa rara hoje em dia.

    Ponto positivo para a TV Cultura que continua exibindo esse ótimo desenho na TV aberta.

  8. Bom artigo, parabéns! Eu assistia Caillou com minha filha. Também tenho um blog sobre a família, com abordagem diferente. Acredito que nossos conteúdos sejam complementares. Se puder, dê uma passada em papodefamilia.vilela.ws Talvez possamos iniciar uma parceria com troca de links. Abrs!

  9. Eu entrei no google para pesquisar sobre a historia do personagem. Antes de ler para mim já parecia óbvio o câncer e as histórias serem memorias da vida dele.

    É um desenho bacana. Bem melhor que a porquinha que além de ser muito mau desenhada ainda diz que o pai é bobinho por ir trabalhar.. kkk

Speak Your Mind

*


+ três = 12