Bigmãe
A gravidez

A gravidez

A gravidez refere-se ao resultado da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, tendo como conseqüência o desenvolvimento do feto, que será gerado no útero da mulher grávida durante cerca de 9 meses. A idade embriológica da gestação é contada a partir da fecundação do óvulo. Pelo fato de ser difícil identificar o momento ou dia exato da fecundação, costuma-se estabelecer a idade gestacional a contar o primeiro dia do último período menstrual da mulher. Este marco serve como base para avaliações do desenvolvimento da gravidez e do feto.

Os períodos de gestação são classificados em:
Período de abortamento – Concepto com menos de 500g (gravidez de menos de 20-22 semanas).
Gravidez pré-termo ou prematura – Menos de 37 semanas e mais de 20-21 semanas completas.
Gravidez a termo – Entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas.
Gravidez pós-termo – 42 semanas completas e mais.

Este é período em que o corpo da mulher passa por grandes transformações hormonais, o que por vezes poderá ocasionar algum mal estar físico, como enjôos, tonturas, sono excessivo, aumento do apetite, aumento dos seios, sensibilidade emocional, etc. Cada organismo reage a gravidez de uma forma, algumas mulheres têm sintomas e outras não. Por isso não vale a pena ficar com conjecturas e divagações com este ou aquele sintoma.

Para saber se você está grávida é necessário fazer um ‘teste de gravidez’ que rastreia a presença em seu organismo do hCG (gonadotrofina coriônica humana) que é o único hormônio exclusivo da gravidez. Este exame é extremamente confiável e o único que comprova exatamente a gravidez. O hCG é um hormonio produzido durante a formação da placenta, e pode ser detectado na urina ou no sangue da mulher grávida.

Existem ‘testes de gravidez’ que são vendidos em farmácias, muitas pessoas dizem que estes testes foram eficazes na comprovação da gravidez, mas cada caso é um caso. Por isso o melhor a fazer é procurar um ginecologista, passar por uma consulta e fazer o teste laboratorial Beta hCG.