InícioGravidezA Gravidez e o Uso de Medicamentos

A Gravidez e o Uso de Medicamentos

Publicado em

A gravidez requer muitos cuidados, entre eles seguir a risca as orientações médicas e só tomar remédios, suplementos e/ou vitaminas se o médico receitar. Não são quaisquer medicamentos que as mulheres grávidas podem ingerir, o cuidado vai desde o mais simples remédio para a dor de cabeça até uma vitamina ou remédio para dores. O mesmo vale para a mamãe no pós parto.

É claro que este alerta não é apenas para você que está grávida, nenhuma pessoa deve tomar  medicamento sem a orientação de um especialista. E não são somente os medicamentos vendidos nas farmácias que devem ser evitados, mas também todo o tipo de manipulados, homeopáticos e chás de qualquer natureza.

sonho

O cuidado deve ser maior nos três primeiros meses e o obstetra deve estar ciente de qualquer medicação que qualquer outro medico prescreva; nunca tome nada sem antes o seu obstetra saber, mesmo que seja receitado por um médico.

As pomadas, cremes ou tratamentos de pele também devem passar pela supervisão do médico obstetra; eles podem conter substâncias que podem ser prejudiciais para você e seu bebê.

Até os medicamentos e receitas mais caseiras, feitas a base de ditos populares ou de plantas regionais podem apresentar riscos como aborto espontâneo, contrações cedo demais, parto prematuro e má-formação do feto. É por isso que não se recomenda seguir nem receitas caseiras e muito menos conselhos populares.

Qualquer problema ou sintoma que você tiver vá ao seu obstetra, pois somente ele pode te indicar um medicamente que resolva o seu problema sem afetar a saúde sua e do seu bebê.

Em alguns casos uma simples mudança na alimentação resolve,  é o caso dos enjôos que você pode fracionar a comida para não ficar muitas horas em jejum ou até mesmo fazer acupuntura. Para tirar o inchaço das pernas, reduza o sal da comida e relaxe com as pernas para cima; isto ativa a circulação.

Aproveito para deixar aqui um alerta, fico impressionada com a quantidade de mamães que após o parto não voltam aos seus médicos. Muitas delas apresentam sintomas como dores, febres, problemas na cicatrização dos pontos e ainda assim não vão ao médico. Isso é muito sério. Dica de ouro: Não vale a pena ficar na internet em busca de resposas milagrosas. Isso não existe, cada caso é um caso, e uma pessoa para resolver qualquer problema de saúde tem que passar pelo médico. Somente um médico é capaz de examinar, avaliar, diagnosticar e receitar medicamentos.

Essas dicas são válidas para você passar longe da farmácia e não se sentir tentada a comprar algum medicamento que milagrosamente resolva o seu problema. Remédio nem sempre é sinônimo de cura, já que no seu caso de gravidez ele pode trazer mais complicações do que benefícios.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados