A Criança e a Carie Dentaria

Gostou deste Post?

As cáries nas crianças são muito comuns e até por isso representam um grande problema já que destroem os frágeis dentes do seu bebê. Esse tipo de cárie, ainda na infância é conhecido como cáries de mamadeira.

O fato que pode levar o seu bebê a ter cárie, mesmo tão novo é o hábito de você o deixar dormir com a mamadeira; quando isto acontece, os líquidos que contém açúcar ficam em volta dos dentes e causam as cáries. E o vilão não é somente o leite em pó, o materno também tem açúcar.

Para evitar que isto aconteça, não deixe que o seu filho se habitue a dormir com a mamadeira e também limpe os dentinhos e a gengiva com uma gaze após cada alimentação que ele tiver; isto evita que ele tenha mais riscos de ter cárie prematuramente. Quando ele for mais velho, supervisione a escovação, ou faça-a você mesma usando uma escova de cerdas macias.

Quando o seu bebê atingir mais ou menos nove meses troque a mamadeira por um copo; assim ele vai se habituando a uma rotina que inclui também a  higiene bucal antes de dormir. Os dentinhos dele agradecem.

O que poucas mães sabem é que a cárie é transmissível; a bactéria passa de uma pessoa para outra. Por isso é tão importante a família toda ter bons hábitos de higiene. O seu filho pode “pegar” cárie de forma direta no contato físico como beijos e abraços ou no indireto quando compartilham o mesmo talher e alimento; o famoso hábito que as mães têm de experimentar a comida para garantir que ela não está quente ou fria, antes de dar para o bebê.

Por isso mesmo que a higiene bucal não somente do seu bebê, mas da casa todo tem que ser um hábito saudável e levado à sério. Evite alimentos ricos em açúcar antes de ele deitar e dormir e não crie o hábito dele dormir somente com a mamadeira; esta é a maior causa de cárie nas crianças.

Foto: Wikipédia



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*


+ 1 = dez